como-agir-com-o-carro-em-alagamentos

Verão chegando, e com ele as chuvas, principalmente nas grandes cidades. As tempestades chegam e por mais que a meteorologia avise, as pessoas precisam se deslocar e quando se deparam com os alagamentos, é hora de muita apreensão e, principalmente, de muita atenção.

Vamos dar algumas dicas para te ajudar na hora que você se deparar com um alagamento, uma triste rotina nas cidade brasileiras, principalmente no verão.

Qual o melhor lado para atravessar a rua alagada

Procure sempre o lado mais raso do alagamentos, principalmente em carros pequenos, pois o ar que é levado para o motor, captado pelo duto fica em partes baixas do carro, o que pode acontecer dele sugar a água e jogá-la no motor, causando o calço hidráulico. O calço hidráulico ocorre quando os cilindros são preenchidos por água, que impede que o motor continue girando. Isso pode causar problemas nas peças do motor ou até mesmo fundir o motor de seu veículo.

Devo ir devagar ou rápido?

O motorista deve fazer de tudo para a água não chegar perto do filtro de ar, e se o carro for acelerado, ao atravessar um alagamento, a água pode atingir o motor, o que vai causar o calço hidráulico. Para Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro , é preciso muito cuidado, até na troca das marchas. “Você precisa colocar a primeira marcha e fazer toda a travessia sem mais mudanças até terminar o cruzamento, que deve ser em baixa e constante velocidade”. Lembra Danilo.

Os carros maiores, como as caminhonetes, são preparadas para esse tipo de situação, mas, mesmo assim, é recomendado que não atravesse em alta velocidade, para evitar acidentes.

Seja paciente

A paciência é indispensável em um momento de alagamento. É muito importante que se evite medidas praticadas no desespero, o que só vai provocar ainda mais prejuízos. É importante que o motorista conheça bem o seu carro e saiba que não adianta passar por um determinado lugar com um carro pequeno, apenas por alguém ter passado com uma camionete, por exemplo, pois você pode não ter o mesmo sucesso.

Se o carro morrer no meio do alagamento

Nessas condições, se o carro parar de funcionar é pelo fato de já ter entrado água no motor, por isso, o mais adequado é não tentar ligá-lo novamente. Nessa situação, quando o motorista tenta dar partida, a única coisa que ele vai conseguir é puxar mais água para dentro do motor.

Após o carro desligar em um alagamento, a única solução é ligar o pisca-alerta, sinalizando que seu carro está parado e com problemas. E buscar um reboque para levá-lo para uma oficina, pois lá será feita uma verificação dos problemas causados ao motor de seu veículo.

No entanto, o mais adequado é que você fique atento aos avisos meteorológicos e se tiver alguma alerta de tempestade, só vá para as ruas se realmente for indispensável. Afinal, a prevenção é a melhor saída para livrar qualquer um de imprevistos.