[ DIVULGAÇÃO ]

O Colégio Iguatemy foi fundado na primavera de 1979, quando subiu a faixa “Matrículas Abertas”, na Vila Adyana, região central de São José dos Campos. A cidade conhecia pela primeira vez a cara de um indiozinho sorridente que em pouco tempo ganhou o coração das crianças nas redondezas da vila, tornandose um símbolo conhecido na cidade e no Vale do Paraíba.

O indiozinho, símbolo do Reino Encantado Iguatemy, emprestava seu sorriso a uma escola que já nascia grande, com uma proposta educacional séria, focada no desenvolvimento sólido da criança desde seu período pré-escolar (educação infantil).

Aquele sorridente indiozinho cresceu e, em 1987, completou os ciclos do Ensino Fundamental. Assim O Reino Encantado Iguatemy transformou-se no Colégio Iguatemy.

Em 2006 foi lançado o Berçário na Unidade Iguatemi Jr e, em 2007, o Ensino Médio, completando todo o ciclo de ensino que antecede a universidade.

Sistema Didático

É fato conhecido em todo o Brasil que o Sistema ETAPA é o que mais aprova nos melhores vestibulares e olimpíadas do país e do exterior.

Com um ensino forte desde as séries iniciais, os alunos chegam ao Ensino Médio com uma bagagem sólida de conhecimento. Acostumados ao ritmo de estudos, eles conseguem lidar com as pressões dos vestibulares com mais tranquilidade.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica percorre um único eixo ao longo das séries.
O material didáco do Sistema Etapa foi concebido para que cada aluno desenvolva ao máximo, o potencial de competências e habilidades que traz dentro de si.

Além do conhecimento que possibilita o acesso ao ensino superior de qualidade, a proposta pedagógica se complementa com o desenvolvimento intelectual, emocional e éco do aluno.

Seu conteúdo, reconhecido pela comunidade educacional como o mais abrangente e aprofundado do país, é constantemente atualizado, proporcionando aulas dinâmicas e estimulantes, levando o aluno à reflexão e à busca de novos conhecimentos.

O segredo da espiral crescente

O Sistema Etapa criou e vem adotando, com exclusividade, o ensino em Espiral Crescente. Esse método distribui os conteúdos à medida que as séries avançam. Dentro de uma linha de coerência, ele permite que o aluno retome conceitos de forma atualizada e comparativa.

O benefício do ensino em espiral crescente é a garantia de sedimentação do conhecimento. Num sistema educacional dinâmico, o material didáco Etapa traz enormes vantagens em relação aos materiais tradicionais, formulados sem articulação direta com o sistema de ensino.

Uma das vantagens é seu centro de produção ser uma das escolas mais respeitadas no país, transmindo não só a experiência do melhor ensino, mas o preságio inegável de seus resultados.

O conteúdo tem coerência e articulação, evoluindo harmoniosamente de série para série. Nele estão teoria, exercícios, exames, simulados, resumos e revisões (permanentemente reavaliados e connuamente aprimorados).

Resultados do Colégio Iguatemy

Tendo o Sistema Didático ETAPA como parceiro, temos sido referência em âmbito nacional, dentro e fora do sistema.
Na avaliação elaborada e corrigida pelo Sistema ETAPA, chamada de Prova Geral (PG), estamos entre as melhores escolas (entre as 10% melhores escolas parceiras ) do sistema existentes no País.
Destacamo-nos na implementação inédita do material aposlado a parr dos 2 anos de idade (Educação Infanl), sendo referência nessa linha de abordagem para todo o Sistema Etapa. Somos os idealizadores da Prova Geral para o Ciclo I do Ensino Fundamental.
Temos vários alunos medalhistas em importantes olimpíadas (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáuca, Canguru, Português e Matemáca).
Somos a 4ª. melhor escola da região no ENEM, um dos exames mais importantes do Brasil para o ingresso nas melhores universidades.

Destaque em aprovações

Alunas que alcançaram a faixa das 3,1% melhores notas de Redação no ENEM, em todo o Brasil: Camila Abrantes, Beatriz Tanaka, Sarah Lisboa, Bruna Henrique da Silva e Maria Carolina Jurema.

  • 90% dos alunos que prestaram UNESP foram classificados na primeira fase.
  • 2º lugar entre todos os treineiros na UNESP: Vitor José de Mello Miranda (UNESP – Direito)
  • 1º lugar Prouni – Bolsa integral: Bruna Henrique da Silva (ETEP – Engenharia Elétrica)
  • 2º lugar Prouni – Bolsa integral: Hanna Flávia Santana dos Santos (UNIP – Biomedicina)

Aprovados nos Vestibulares 2013, Direto do Ensino Médio

  • USP: Lucas Oliveira Monteiro (Engenharia Física)
  • UFSCAR: Lucas Oliveira Monteiro (Engenharia Agronômica (9º lugar)
  • UNESP: Sarah Lisboa (Odontologia), Lucas Oliveira
  • Monteiro (Engenharia Civil (26º lugar), Maria
  • Carolina Barbosa Jurema (Engenharia Ambiental)
  • UFMG: Carolina Fonseca (Turismo), Lucas Oliveira Monteiro (Engenharia Química)
  • UFPB: Carolina Fonseca (Agroecologia)
  • UFLA: Filipe Aleixo Moreno (Química)
  • UNITAU: Bruna da Silva Borges (Psicologia (13º lugar)

Diferenciais do Colégio Iguatemy:

iguatemy-alunos1

  1. Tradição em ensino desde 1979
  2. Considerada uma das melhores escolas de São José dos Campos pelo Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM)
  3. Sistema Didáco ETAPA, da Educação Infantil até o Ensino Médio (Terceirão) que é o Sistema ulizado em mais de 300 escolas no Brasil
  4. Programa de Educação em Valores Humanos (o Amor, a Conduta Correta, a Não Violência, a Paz e a Verdade)
  5. Metodologia de Ensino com avaliações semanais
  6. Opção de período integral nos ciclos Infantil e Fundamental I
  7. Constante atendimento individualizado a pais e alunos pela Orientação Escolar
  8. Professores experientes e em constantes atualizações pedagógicas
  9. Valorização das Olimpíadas: Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Canguru, de Português e de Matemática
  10. Localização privilegiada e Segurança reforçada (portaria, recepção e rua)

Diferenciais do Berçário:

bercario-iguatemy

O berçário do Colégio Iguatemy Júnior recebe bebês a par dos 4 meses de idade. A equipe é formada por profissionais especializadas que cuidam dos bebês com amor, dedicação em um ambiente agradável, harmonioso e seguro.

Total atenção ao ritmo de cada bebê para se alimentar, brincar, descansar e dormir. O berço é individualmente preparado para proporcionar um sono tranquilo e reconfortante. As principais atividades desenvolvidas são:

  • Rotina de alimentação acordada entre mãe e nutricionista do colégio (o que comer, quando, quandades). Aqui estão inclusos: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, papinhas e mamadeiras;
  • Convívio social com outras crianças; Hora do sono, hora do banho e hora da brincadeira
  • Momentos lúdicos, esmulando o desenvolvimento do andar, coordenação motora, estímulos visuais, sensoriais e auditivos

Educação Infantil

“Base sólida se forma desde cedo” De maneira adequada à maturidade e faixa etária de cada criança, são trabalhadas as seguintes áreas de desenvolvimento na Educação Infantil:

  • Amor, Valores e Respeito
  • Comunicação Oral, Escrita e Expressão
  • Integração Social e Iniciação às Ciências
  • Desenvolvimento da Motricidade
  • Musicalização Infantil e Filosofia
  • Linguagem Plástica, Artes e Corporal
  • Percepção e Organização
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Raciocínio senso-perceptivo motor
  • Imaginação e Criatividade

Para crianças de 1 ano (Maternal Baby) o material didáco é produzido pelo próprio colégio.

Dos 2 anos em diante, o colégio adota uma parceria com o ETAPA, que inclui todas as aposlas, bem como suporte pedagógico constante aos professores e Coordenação.

Ensino Fundamental

Com apoio de um sistema de ensino forte, como é o Sistema ETAPA, o ciclo I do Ensino Fundamental conta com vários diferenciais em que se destacam:

  • Programa de Educação em Valores Humanos (Aulas específicas com atividades diferenciadas para contribuir para a formação integral de nossos alunos enquanto cidadãos)
  • Atividades extracurriculares: Artes Marciais, Dança Educativa, Musicalização e Futsal
  • Estrutura própria de Laboratórios: de Ciências e de Informática, Biblioteca, Brinquedoteca, Sala de Vídeo e Multimídia, Quadras Poliesportivas (uma delas coberta), Salas de aula com pontos de internet e rede sem fio
  • Sólida formação de nossos alunos, com maior carga horária, provas semanais, recuperação e apoio pedagógico contínuos

Com uma base forte, nossos alunos são preparados desde cedo, a enfrentarem desafios, como por exemplo, importantes olimpíadas e concursos de nível regional e nacional (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Canguru de Matemática, dentre outras).

No Ciclo II, o Iguatemy também conta com professores altamente qualificados e em constante atualização, consolidando a instuição que valoriza o processo Cognitivo/Ensino Aprendizagem em cada fase do aluno.

A partir do 6º ano são incluídas as disciplinas de Física, Química, Biologia, Redação, Gramáca e Literatura, trabalhando através da proposta “Espiral Crescente do Conhecimento”, ou seja, o conteúdo é iniciado, revisado e aprofundado nos anos subsequentes.

O Iguatemy adota um sistema de Avaliação Connuada em que o conteúdo ensinado é avaliado semanalmente, esmulando o hábito de estudo regular e acumulativo Os alunos do Ensino Fundamental II contam com Reforço Pedagógico (com horários e dias fixos) para sanar os problemas enfrentados na resolução das tarefas, séries de exercícios etc.

Realizamos diversas avidades extracurriculares, Feiras, Olimpíadas etc.

O Programa de Valores Humanos tem sequência no Ensino Fundamental II, com aulas semanais de Educação para Pensar (6º e 7º anos) e Filosofia (a parr do 8º ano, até o Ensino Médio).

Ensino Médio

Com 33 aulas e 3 provas semanais, o Ensino Médio tem notoriedade em acompanhamento escolar individual dos seus alunos.

Além das disciplinas regulares, destacamos as aulas de Filosofia, Sociologia, Atualidades e História da Arte, resultando em um ensino diferenciado e completo em todas as áreas do conhecimento.
Período semi-integral com aulas, provas e plantões.

Atividades extracurriculares como: Tecnologias, Orientação Vocacional e Profissional (incluindo a Feira das Profissões), Simulados e aulas de Espanhol;

Apostilas e material específico do ENEM para o Ensino Médio.

Estrutura própria de Laboratórios (Física, Química, Biologia e de Informáca), Biblioteca, Sala de Vídeo e Mulmídia, Quadras poliesportivas (uma delas coberta), Salas de aula com pontos de internet e rede sem fio.

Sólida formação de nossos alunos, com recuperação e apoio pedagógico contínuos.

Para matrículas ou maiores informações, acesse http://www.iguatemy.com.br/ ou ligue para (12) 3922-9644 / (12) 3921-5328

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.