Cerca de 80% das mortes ocorridas em acidentes de trânsito poderiam ter sido evitadas se a vítima estivesse fazendo o uso do cinto de segurança. As últimas notícias sobre o acidente do cantor sertanejo Cristiano Araújo reforçam o discurso de conscientização do uso do dispositivo de segurança fundamental para a preservação das vidas dos ocupantes do veículo.

A forte colisão pode aumentar em 40 vezes o peso do corpo

Quando os ocupantes do veículo viajam soltos dentro do veículo, caso ocorra uma colisão, terão seus corpos arremessados para fora do automóvel e irão colidir com todos os objetos que se encontram dentro do mesmo. Numa batida a uma velocidade de 80 km/h, uma pessoa pesando 70kg o impacto que ela sofrerá no banco da frente representa 5,2 toneladas. É muito pouco provável que essa pessoa saia ilesa e não apresente nenhuma sequela.

O condutor é responsável pela conduta dos seus passageiros

Cinto de segurança

De acordo com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, o condutor do veículo deve ser o primeiro a dar exemplo em relação ao uso do cinto, exigindo que os seus passageiros também façam o uso de seus dispositivos. “É preciso ser feito um trabalho de reeducação no trânsito, muitas pessoas ainda resistem a usar o cinto de segurança, só lembrando de fazer o uso do equipamento depois que levam um susto.

Veículos equipados com dispositivo de alerta para passageiros sem cinto

Alguns veículos novos são equipados com dispositivos que emitem um alerta caso o motorista ou algum outro ocupante do veículo não esteja fazendo uso do cinto de segurança. O motorista é responsável por todos os ocupantes do veículo estarem usando o cinto de segurança. Caso o condutor seja parado em uma blitz e o mesmo não esteja fazendo o uso do cinto, receberá multa no valor de R$127,69 e perderá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não usar o cinto de segurança, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é considerada uma infração grave.

O uso do cinto no banco de trás é importante para a segurança de todos

O uso do cinto de segurança no banco traseiro é importante para a segurança de todos os ocupantes do veículo, pois evita que o impacto dos corpos dos ocupantes que viajam na parte de trás possam lesionar o motorista e a pessoa que se encontra no banco do carona ou mesmo que sejam ejetados para fora do carro.

Postura correta ao dirigir

Muitas pessoas alegam não fazer o uso do cinto por cauda do desconforto que o mesmo proporciona. Sentar-se corretamente no banco com a coluna reta, e fazer o uso correto do cinto abdominal na altura da região dos quadris e não na barriga, irão aumentar a sensação de conforto. O cinto diagonal deve estar posicionado na região do ombro, e não deve ser usado nem torcido ou com folga.