O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado a maior festa do planeta. Mas enquanto você curte o Carnaval carioca, quem também festeja é o setor de turismo e da economia, que têm no período o segundo mais lucrativo do ano, perdendo apenas para o Natal e Réveillon. Só no ano passado o estado recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas, com movimentação financeira em torno do R$ 1,1 bilhão na economia, isso incluindo todas as regiões do estado.

Em 2015 não vai ser diferente, pois o setor de hotelaria já tem mais de 60% da vagas destinadas ao Carnaval reservadas. Além do Carnaval do Sambódromo, a Cidade do Rio de Janeiro tem uma grande quantidade de blocos de carnaval durante o mês do Carnaval, com turistas se espalham por todos os bairros da cidade, movimentando a economia em diversos pontos e setores.

O Rio tem a maior festa carnavalesca do mundo e é a cidade brasileira que recebe o maior número de turistas internacionais e nacionais. A Cidade Maravilhosa é ainda mais especial por suas belezas naturais, motivos pelos quais o setor de turismo é o que mais comemora, bem como o comércio, grande pilar da economia, pois há grande geração de empregos temporários durante o período.

Curta o turismo e o Carnaval

Nos blocos ou no Sambódromo você terá diversão durante todo o período do Carnaval no Rio de Janeiro. Você pode fazer passeios turísticos nos pontos mundialmente conhecidos, ou fazer aquele turismo mais carnavalesco, como conhecer as quadras das escolas de samba. Pode visitar a Cidade do Samba, onde você vai observar a construção dos carros alegóricos e fantasias. Ou pode dar um passeio na passarela do samba, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.

Durante o dia há blocos de todos os tipos, em vários bairros. À noite, é hora de se impressionar com o encanto das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí.

O desfile das Escolas de Samba no Sambódromo é que torna o Carnaval do Rio de Janeiro a maior festa da terra. Os dois dias de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, principal do carnaval, mais dois dias de desfile do Grupo da Série A garantem a animação. E ainda tem o desfile das Campeãs no sábado seguinte aos desfiles.

E no Sambódromo, você terá algumas opções de lugares para acompanhar as escolas, como as Arquibancadas onde se concentra a maior quantidade de pessoas e frisas que se estendem ao longo da Passarela do Samba.

Outro ponto privilegiado é o único camarote com venda de ingressos aberta ao público, o Camarote Lounge Folia Tropical, que, segundo seu organizador, Newton Mendonça, espera receber pelo menos o dobro de foliões do ano passado “com a ampla estrutura que oferecemos, e o espaço com visão privilegiada, a expectativa é que as vendas aumentem exponencialmente. Estamos preparados para isso.”