O câncer de próstata, é um tipo de câncer que ocorre na próstata, glândula que fica localizada abaixo da bexiga, envolvendo o uretra, que por sua vez é o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Em relação às causas, menos de 10% das ocorrências de câncer de próstata possuem alguma ligação com os fatores hereditários. Nesses casos, quanto mais jovem o homem com câncer diagnosticado, maior é a probabilidade de haver o componente hereditariedade como fator causador.

Exame de toque retal

Seus sintomas normalmente se caracterizam por dores nas costas, dificuldades de ereção, dor na bacia e nos joelhos. Além disso, o sangramento da uretra, em alguns casos, pode ser um sintoma. No entanto, o maior problema em se identificar o câncer de próstata, é que na maioria das vezes, ele é assintomático.

Como diagnosticar o câncer de próstata

Para o Dr. Paulo Salustiano, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, o diagnóstico do câncer de próstata tem como principal meio de identificação, o exame de toque retal, ou a dosagem de proteína do sangue, que é o PSA, ou seja, um exame de sangue capaz de descobrir se existe um câncer de próstata, mesmo sem sintomas.

O Toque Retal, assim como a dosagem de PSA, não diz se o indivíduo está com câncer, sua função é demonstrar que há necessidade de realização de outros exames capazes de identificar a doença.

O toque retal identifica outros problemas, além da capacidade de descobrir o câncer de próstata, e é mais sensível em homens que apresentam algum sintoma. O PSA normalmente aumenta com o avanço da idade, entre 75% e 80% nos homens, o que nem sempre quer dizer que existe câncer de próstata.

Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam PSA sem alteração. Além disso, dependendo da região da próstata, o câncer pode não ser palpável através do toque retal. Por isso, recomenda-se os dois exames, pois um complementa o outro.

Prevenção do câncer de próstata

A melhor forma de prevenção vai depender do tipo de câncer, um tumor cerebral, por exemplo, tem métodos de prevenção diferentes do câncer de próstata, embora alguns cuidados serjam comuns a todos os tipos, como aliementação balanceada, e hábitos saudáveis.

Não fumar, ser uma pessoa fisicamente ativa e ir ao médico com regularidade são medidas preventivas e que se postas em prática, vão beneficiar a saúde em geral, não apenas contra o câncer.

Quando houver histórico familiar de câncer de próstata em pessoas com menos de 60 anos, recomenda-se que o exame de toque seja feito a partir dos 45 anos, ao invés dos 50 recomendados.

No entanto, a melhor prevenção é fazer um acompanhamento junto a seu urologista, periodicamente, sem esperar que os sintomas apareçam.