Quem começa a praticar algum esporte, sabe que no início o desafio para seguir nas competições é muito grande.

No Brasil, onde a agenda esportiva é contemplada, em sua maior parte, por notícias sobre futebol, existem atletas que representam nosso país, também nos esportes de inverno. E não fazem feio.

02

aleitesnow

No mês passado, Isabel Clark, principal representante da seleção nos jogos olímpicos de inverno, deixou a americana Karen Kobayashi e a canadense Tayler Wilton para trás, conquistando a Copa Continental de snowboard.

Outro exemplo de coragem e determinação, é a campeã brasileira de snowboard, Allana Leite. Longe da família, morando em Aspen, Colorado, ela é do tipo de atleta que leva a sério o esporte. Afinal, entende os riscos que precisa enfrentar para superar o medo e vencer os desafios das competições.

Muito simpática e confiante, Allana revela: “Os tamanhos e estilos de pulos variam entre os resorts e não é nada fácil chegar e pular algo que você nunca tentou, um dia antes da competição.”

Já para a atual Bicampeã Brasileira de Ski Alpino, Chiara Marano, competir é algo habitual. Ela mora em Milano, na Itália e desde sempre praticou ski. Na última semana de agosto, conquistou mais uma medalha de ouro no Valle Nevado (Chile).

leila1

Mas para subir ao pódio, o caminho é longo e muitas vezes doloroso. É o caso de Leila Mostaço-Guidolin, atleta de Ski Cross Country e campeã brasileira da modalidade, na última Temporada Austral. “Infelizmente, o campeonato do ano passado não foi válido para podermos pleitear recursos do programa Bolsa Atleta. Tenho de arcar com todas as despesas relacionadas com viagens, treinador e equipamentos.” Leila, iniciou uma campanha para arrecadar fundos e se manter nas competições. Doutorando em Engenharia Biomédica, explica: “Quando você quer algo, você dá um jeito para fazer as coisas que você considera importante. A chave é sem dúvida, dedicação e uma boa dose de disciplina. Os meus dias são bem cheios, os meus horários são super apertados, mas dá tempo para tudo“.

A revista digital Temporada de Inverno, entrevistou com exclusividade, estas quatro atletas que fazem parte da nossa seleção brasileira. Confira abaixo a entrevista na íntegra de cada uma delas e prestigie também este esporte:

isaclarkIsabel Clark

Considerada a melhor atleta de snowboard do Brasil, Isabel Clark começou a praticar o esporte profissionalmente em 1995, quando já conquistou o primeiro de seus 17 títulos nacionais do esporte.

allanaAllana Leite

Campeã Brasileira Open de Slopestyle em 2012, Allana foi convidada a integrar a equipe brasileira durante o inverno boreal 2012/2013.

chiaraperfil-182x300

Chiara Marano

Atual bicampeã Brasileira de Ski Alpino nas disciplinas Slalom e Slalom Gigante. Desde a infância esquia na Itália.

.

leilamLeila Mostaco Guidolin

Também conhecida entre os competidores como Leila Skier. Entre 2012 e 2013 foi Campeã brasileira na modalidade Ski Cross Country da Temporada Austral. Mora em Winnipeg, Canadá.

Fonte: Temporada de Inverno