MINOLTA DIGITAL CAMERAVinte e um pilotos já confirmaram presença no 27º Campeonato Brasileiro de Balonismo que será raelizado de 4 a 8 de junho em Rio Claro/SP, cidade que também vai sediar o 21º Campeonato Mundial de Balonismo no período de 17 a 27 de julho. Durante o Brasileiro dois pilotos americanos, inscritos para o Mundial, acompanharão as provas.

Participam do Campeonato Brasileiro os pilotos Fábio Passos, Lupércio Lima, Rubens Kalousdian, Luiz Silvestre, Marcos Paulo, Markus Kalousdian, Amarildo Tozzi, Rui Kalousdian, Warley Macedo, José Eduardo Souza, George Ary, Christian Kalousdian, Valdemir Taveira, Jonathan Padulla, Henrique Linhardt Neto, Ronaldo Morales, Ricardo Zavarello, Rodrigo Pires, Carlos Marques, João Henrique Krause Garcia e Cassiano Marques de Oliveira. Os pilotos americanos Heavin H Gary e Joe Heartsill participarão de provas que também serão determinadas pelo diretor do Campeonato Brasileiro, Mathijs de Bruijn.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Edson Romagnoli, as provas do Brasileiro já servem de treinamento para o Mundial. “As provas do Brasileiro, assim como as do Mundial, exigem muita técnica e reconhecer a área antes é muito importante. Para os nossos pilotos, que já voaram várias vezes em Rio Claro, é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento e para esses dois americanos será o reconhecimento de área”.

.balao-sao-carlos

Segundo o secretário de Esportes, Reginaldo Breda, a cidade já está acostumada a receber eventos do Balonismo. “Já sediamos vários eventos, portanto para o Brasileiro já estamos preparados. Para o Mundial ainda estamos trabalhando já que a logística é bem maior, pois serão 100 equipes de balonismo e muitas pessoas de outras cidades, estados e países virão a Rio Claro acompanhar os voos. Mas com certeza quem vier prestigiar qualquer um dos campeonatos será recebido com total segurança”.
Japyr Pimentel Porto, secretário de Economia e Finanças, acredita que somente o Campeonato Brasileiro traz à cidade mais de 300 pessoas, entre pilotos, equipes de apoio, organização e familiares. Para o Mundial a expectativa é de aproximadamente 50 mil pessoas durante os dez dias de evento. “Acredito que esse movimento torna o investimento da Prefeitura pequeno em comparação ao retorno que traz ao segmento comercial. O rio-clarense já adotou o balonismo e o comércio entendeu que esse tipo de evento é benéfico para a economia”, disse Japyr.

Para o empresário da área gastronômica e presidente da Associação Amigos da Boa Mesa, entidade que reúne 22 restaurantes da cidade, Wendel Camargo, todos esses eventos garantem uma movimentação maior no setor. “Ficamos muito contentes porque esse ano vamos receber duas grandes competições, além do Brasileiro que já sediamos outros anos, o Mundial que vai reunir mais de 100 pilotos de 30 países, por isso é necessário nos prepararmos para atender essa grande demanda. Já estamos confeccionando cardápios bilíngues e preparando nossos atendentes em relação à língua inglesa. Também vamos distribuir guias em inglês para orientar os pilotos de outros países”, explica Camargo.

 

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, garante que a cidade já tem experiência na realização de grandes eventos. “Realizamos o maior carnaval do interior paulista, a Festa das Nações e o rio-clarense espera todos os anos o balonismo. É uma honra receber esse ano duas competições da modalidade, sobretudo o Mundial que pela primeira vez vai ser na América Latina, no Brasil, na nossa cidade. Estamos preparados para receber a todos com infraestrutura e hospitalidade”.

O 27º Campeonato Brasileiro de Balonismo, assim como o 21º Campeonato Mundial de Balonismo, conta com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, do grupo EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão), grupo Anhanguera (Faculdades Anhanguera), TAM, Parintins e do Instituto Arruda Botelho.

 

balao

 

foto-balaoTodas as informações sobre o Campeonato Brasileiro e o Mundial 2014 podem ser obtidas na página oficial da CBB no Facebook (Confederação Brasileira de Balonismo) ou pelo Twitter (@CBBMundial). O Mundial também pode ser acompanhado pelo site oficial do evento.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Claro e balloonworlds2014.com

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

A Verticalização dos Bairros

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Festival do Futuro