Uma imagem vale mais do que mil palavras e isso pode ser comprovado graças a fotografias que fazem parte da história mundial. O fotojornalismo, a partir do momento em que começou a registrar a história da humanidade, passou a ser valorizado e conseguiu levar a várias partes do mundo imagens que se tornaram icônicas e que são comentadas até hoje.

A memória registra, mas quem documenta para a posteridade é a fotografia. Veja algumas fotos que contam histórias e registram momentos marcantes do passado, você vai se emocionar!

Criança sudanesa vigiada pelo urubu, Kevin Carter, 1994.

A imagem causou muitas polêmica, principalmente para o fotógrafo que ganhou o prêmio, que foi questionado por supostamente não ter ajudado a criança ao invés de fazer a foto.

crianca-vigiada-pelo-urubu

Soldado legalista no momento de morte, Robert Capa, 1936.

Robert Capa registra o momento em que um soldado leva um tiro no peito, no momento em que estava pegando sua arma. De acordo com Rogério Von Kruger, fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro, nessa época, os recursos para uma boa fotografia eram poucos, ou seja, não era possível controlar a velocidade do obturador para registrar uma foto em movimento. “Robert foi muito elogiado por conseguir congelar esse momento histórico”, disse Rogério.

Morte-de-um-Soldado

O beijo, Times Square, Alfred Eisenstaedt, 1945.

Em um fim de tarde, do dia 14 de agosto de 1945, na Avenida Times Square, a população comemorava o retorno dos soltados para casa, a rendição do Japão na Segunda Guerra mundial e o seu fim. No meio desta calorosa situação, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrava o beijo de um marinheiro e uma enfermeira. Os dois não se conheciam, mas foram unidos pela emoção.

o-beijo-alfred-eisenstaedt

O golpe militar de 64, Evandro Teixeira, 1964.

A repressão foi o que definiu esse momento da história brasileira. Não se podia comentar nada sobre a Ditadura nas salas de aula, nos jornais e na televisão. O fotógrafo Evandro Teixeira conseguiu um jeito de criticar o golpe ao fotografar soldados com o nome de um filme no último plano da imagem, que se chamava “Abelhas Selvagens”. A foto foi publicada na época e Evandro conseguiu realizar a sua crítica de forma sutil, sem ser punido.

golpe-de-64

Movimento estudantil, Evandro Teixeira, 1968.

O movimento estudantil foi um dos mais importantes focos de resistência à ditadura e foi responsável por parte da mobilização social pelo fim do regime militar. Repare que todos os rostos que estão na fotografia podem ser identificados, como se a imagem dissesse que todos os cidadãos têm um rosto, uma identidade, e por isso devem ser respeitados. Muitas pessoas entraram em contato com Evandro para dizer que se localizaram.

movimento-estudantil-64

Texto cedido por Raphaela Aleixo