Alunos de São José dos Campos são destaque na Olimpíada Internacional de Matemática

Estudantes do Instituto Alpha Lumen comemoram resultado na Olimpíada Internacional de Matemática

mm
Publicado em dezembro 08, 2019, 12:29 pm
3 mins

Mobilizados por um ideal de romper com as adversidades e preparados para conquistar mais um sonho, a equipe de alunos do Instituto Alpha Lumen, embarcou na madrugada do dia 20 de novembro para integrar a delegação do Brasil na 10ª Olimpíada Internacional de Matemática, em Beijing, China.

Apesar de ser um desafio com alto nível de conhecimento exigido e mais de mil estudantes do mundo todo competindo entre si, a Equipe Alpha Lumen, foi destaque entre as escolas brasileiras com 2 medalhas de Prata, 3 medalhas de Bronze e 2 Menções honrosas.

O World Mathematics Team Championship (WMTC) é uma competição mundial em grupo que avalia os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica a partir de uma prova realizada em várias etapas e que dura um dia inteiro.

Dia da prova na 10ª Edição do World Mathematics Team Championship 2019

Ao completar uma década, o evento destinado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, este ano teve início em 21 de novembro e promoveu diversas palestras e passeios aos participantes até o encerramento, no dia 25.

Durante quatro dias, o WMTC 2019 teve a oportunidade de reforçar o compromisso de fortalecer a compreensão e a comunicação entre jovens de diferentes regiões e ajudá-los a promover amizades em todo o mundo, além de cultivar o espírito de trabalho em equipe entre os jovens.

A cooperação entre matemáticos e educadores que buscam participar dessa competição em prol do desenvolvimento do ensino da matemática tem sido também uma forma de cultivar o interesse de mais jovens e melhorar suas habilidades de pensamento.

Para o Instituto Alpha Lumen, integrar a delegação do Brasil no WMTC deste ano é o reflexo do esforço pelo excelente desempenho de seus alunos na última edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2019.

 Na chegada dos alunos, muita emoção de amigos e familiares que torciam por eles à distância

Reconhecida como escola destaque em medalhas de olimpíadas científicas, uma das quinze instituições premiadas com o Troféu OBMEP 2019, o IAL acumula vitórias que vão além de números.

A maior delas é a formação de aprendizes multiplicadores de conhecimentos nas mais diversas áreas para estudantes de escolas públicas.

E aí assim, ultrapassando e quebrando as barreiras das desigualdades sociais que esses alunos medalhistas vão se constituindo como lideranças, enquanto atuam na geração de impacto, transformando o futuro do nosso país.

Fonte: Jornalismo Colaborativo

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.