Ter um software de gestão em sua empresa atualmente é algo fundamental para a melhora na qualidade dos serviços prestados. E há disponível no mercado software para praticamente todos os segmentos e tamanhos de empresas.

Os profissionais de informática e de desenvolvimento de programas podem comemorar, já que uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), no final de 2013, apontou que o mercado de software brasileiro foi responsável por injetar 6,3 bilhões de dólares na economia. Isso representa um crescimento de quase 15% na comparação anual, o que coloca o Brasil com 1,1% de participação no comercio mundial de softwares.

Com o mercado cada vez mais forte, o que vem se destacando são as empresas de softwares personalizados ou segmentados para determinados nichos de mercado, que são criados sob demanda e com especificações determinadas. A empresa que desenvolve esses programas deve entender mais do que apenas desenvolver software, elas precisam entender também de gestão empresarial.

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Os desafios de um Software Segmentado

As empresas que optam por desenvolver software de nicho tem um trabalho mais prolongado, pois são responsáveis, além de projetar, desenvolver e, sobretudo, fazer a manutenção e oferecer soluções para todos os seus produtos.

Para desenvolver software a um público específico, a empresa tem um desafio ainda maior. Ela precisa adquirir um profundo conhecimento, tanto do cliente, futuro usuário; quanto do segmento que o software vai atuar, sendo importante o envolvimento de quem vai trabalhar com o produto, para ajudar o desenvolvedor com informações.

Para a empresa NewHosp que desenvolve o software de Gestão Hospitalar NewHosp+ o grande objetivo de se desenvolver um programa voltado para atender um público específico, é suprir demanda do mercado por sistemas de gestão hospitalar. Para a empresa, é preciso ir além de desenvolver o produto, é necessário buscar conhecimento nas necessidades do cliente.

Nesse tipo de serviço, é indispensável o conhecimento do desenvolvedor na área para a qual o software esteja sendo feito. Se possível, a participação do futuro cliente em todas as etapas do desenvolvimento, expondo com clareza suas necessidades, evitando equívocos nos processos de atuação do sistema.