A maioria das pessoas que são leigas no assunto acham que fotografar é apenas pegar uma câmera e partir para a ação. Mas é aí que se enganam! Fotografia é bem mais que isso e, dependendo do evento, as técnicas mudam drasticamente.

Hoje, o Vale Jornal, em parceria com o fotógrafo de casamentos Rogério Von Krüger, vai apresentar sete dicas para fotografar este evento tão especial.

Faça uma sessão preliminar

 sete-dicas-fotografar-casamento1

Conhecida como “Trash the Dress”, a sessão preliminar ajuda os noivos a ficarem mais à vontade. Segundo Rogério, especializado em cobrir casamentos, esse ensaio é “Essencial, pois também ajuda a adquirir confiança no fotógrafo, o que é meio caminho andado para que o resultado final seja satisfatório”.

Um dia ensolarado é perfeito para fazer esse tipo de ensaio, que é feito preferencialmente ao ar livre. É essencial manter o casal descontraído, pois uma sessão de fotos pode ser extremante desgastante, para ambos os lados.

Organize-se

sete-dicas-fotografar-casamento2.jpg

O fotógrafo precisa saber pelo menos quem são os pais e os padrinhos do casal, então perguntar sobre os familiares, participar de ensaios do cerimonial etc. é o mais recomendado.

Se for preciso, anote os nomes e as características físicas para não se perder no grande dia. Também tenha uma agenda que te ajude a se organizar, para que você não confunda a data, a hora e o local.

Tenha assistência

sete-dicas-fotografar-casamento3

Ter um assistente do lado não é obrigatório, mas no caso de um profissional que possui um número grande de casamentos e eventos importantes todo mês, ter alguém que possa ajudar não é má ideia.

Von Krüger ressalta que “É importante ter alguém ao seu lado no qual você confia, tanto no trabalho quanto no âmbito pessoal. Quem está acostumado a cobrir muitos casamentos sabe que é praticamente impossível fazer tudo sozinho sem se perder”.

Conheça os lugares

sete-dicas-fotografar-casamento4

Para Rogério, um fotógrafo nunca deve chegar na cerimônia ou festa sem conhecer o local previamente. “Conhecer o salão, o sítio, a igreja etc. é primordial. No dia, não tem desculpa para ficar perdido. O casal te contratou para que registrasse o momento de união deles. Um posicionamento errado pode colocar tudo a perder”.

Durante o reconhecimento do local, é importante testar posicionamentos, ângulos, imaginar onde os noivos, padrinhos, familiares e demais convidados vão estar.

Esteja familiarizado com seu equipamento

sete-dicas-fotografar-casamento5

Quem trabalha com fotografia profissionalmente sabe que existem equipamentos específicos para o ar livre, o dia, a noite. Saber qual é o mais recomendado para cerimônia em questão é dever do fotógrafo.

Tenha em mente que você não pode aproveitar um casamento ou qualquer outro evento importante para testar câmera ou lentes novas. “Se quiser usar alguma coisa nova, teste muito antes. Faça simulações no local e, se não estiver se sentindo inteiramente seguro com o equipamento, use aquele que confia mais”.

Organize seu material de trabalho

sete-dicas-fotografar-casamento6

Programe-se para verificar se está tudo limpo e organizado, se as baterias estão carregadas e se os cartões estão formatados. Ter baterias e cartões de memória reserva também são uma boa dica.

Prepare-se para o GRANDE DIA!

sete-dicas-fotografar-casamento7

Estar com tudo planejado é o principal quando chega o dia do casamento, mas alguns imprevistos são inevitáveis, então é preciso estar ciente e se manter calmo. Deixe seus equipamentos num lugar seguro, onde haja pouco trânsito de pessoas e onde você consiga ter facilidade de fotografar.

Não deixe seus cliques caírem no clichê, seja criativo nos ângulos. E não fique preso apenas às pessoas, também fotografe a decoração e todos os detalhes.

Como conselho final, Rogério Von Krüger recomenda: “Esqueça qualquer problema e divirta-se! Faça de tudo para contribuir ativamente nesse dia tão especial para os clientes”.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.