O Dr. Sidney Gonçalves do Instituto Digestivo, clínica de gastroenterologia no Rio de Janeiro, explica que, além de manter uma dieta saudável, é preciso mudar alguns hábitos que podem prejudicar o processo de digestão. Embora nosso sistema digestivo consiga aproveitar quase todo alimento que ingerimos, existem alguns que ajudam na sua metabolização e absorção. “Pequenas ações no dia a dia, como beber mais líquidos para evitar constipação, já são uma grande ajuda no processo digestivo”.

1. Evite frituras e comidas com alto nível calórico

A utilização de azeite ou manteiga na preparação dos alimentos leva ao aumento de gordura e calorias na refeição. Consumi-los em quantidades moderadas não terá efeitos negativos no seu organismo, mas, quando é feito com frequência, poderá levar ao aparecimento de refluxo, aumento de colesterol e até mesmo obesidade.

Segundo o Dr. Sidney, quem sofre da síndrome do intestino irritável deve evitar completamente esse tipo de alimentos pois pode resultar em agravamento do quadro clínico do paciente.

2. Não adicione sal

“Muitas pessoas têm o costume de adicionar sal na comida, o que pode levar ao aparecimento de gastrite, à infecção por H. pylori e até mesmo ao câncer gástrico.”, explicou o Dr. Sidney. Nesse caso, a dica é diminuir gradativamente a quantidade de sal adicionada nas refeições ou utilizar seus substitutos.

3. Consuma fibras

Os alimentos que contêm fibras cumprem um papel importantíssimo na digestão. Entre os benefícios que o consumo de fibras tem para o sistema digestivo estão a melhoria do trânsito intestinal e prevenção contra a constipação. Você pode encontrar a fibra em cereais, sementes, legumes e outros como o feijão, que é consumido por milhões de brasileiros e uma ótima fonte de fibra. Mas fique atento, dê preferência sempre aos alimentos integrais que possuem mais concentração de fibras. Consulte o seu médico para saber a melhor alimentação para você.

4. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Tudo em excesso é ruim para nosso corpo, mas as bebidas alcoólicas especialmente têm o poder de causar problemas digestivos. Quando os alimentos chegam até o intestino, os nutrientes são aproveitados para beneficiar diversos aspectos do organismo, como o sistema imunológico, por exemplo. O consumo excessivo de álcool pode interferir nessa absorção de nutrientes e provocar transtornos gastrointestinales.

5. Desintoxique o intestino

Nem sempre temos o tempo suficiente para ter a alimentação balanceada necessária para manter o bem-estar do nosso corpo, então muitas vezes acabamos ingerindo comidas tóxicas para o organismo. É aqui onde entra a importância da dieta balanceada no nosso dia a dia. Por mais que não consigamos manter todos os dias uma alimentação correta, podemos nos beneficiar mantendo uma ingestão de alimentos ricos em vitaminas, fibras e líquidos diariamente, evitando assim prejuízos maiores no futuro.

A importância de ter uma boa digestão

É por meio do processo digestivo que nosso organismo obtém uma grande quantidade de nutrientes que são importantes para manter uma boa saúde, segundo o Dr. Sidney, “Uma dieta rica em vitaminas, minerais, proteínas e outras substâncias é sempre a melhor opção”.