[dropcap size=small]U[/dropcap]ma boa redação não é aquela na qual o aluno apenas escreveu sobre um tema, nem aquela onde ele demonstrou conhecimento na norma culta. Uma boa redação é aquela cujo aluno aplica seus conhecimentos sobre cultura em geral, demonstra por meio de raciocínio próprio que sabe argumentar com coerência e apresenta no desenvolvimento da mesma a verdade de sua conclusão apoiando-se em premissas tidas como verdadeiras. É por isso que a redação tem um grande peso na nota e deve ser tratada com uma atenção mais que especial.

É verdade que a redação assusta os candidatos e que os temas propostos geralmente parecem muito abstratos e enigmáticos, com nenhuma relação ao que acontece conosco. E, para piorar, a redação tem um peso enorme na nota.

Veja a seguir algumas dicas infalíveis para garantir uma boa produção textual:

[divider]DICA 1[/divider]

Exercitar Semanalmente

patrique-escrever

Estabeleça esta regra: pratique toda a semana, começando desde já.

Exercitar semanalmente sua redação é a melhor maneira de se preparar para o vestibular (exame, concurso…), porque conseguir criar uma estrutura interessante no texto é uma questão de prática, seja esse texto narrativo ou dissertativo.

[divider]DICA 2[/divider]

Não encarar como um bicho de sete cabeças

bicho-sete-cabecas

Considere o hábito de escrever uma redação, como uma atividade prazerosa.

Pode ser que o primeiro passo para se dar bem na redação seja não encará-la como um bicho-de-sete-cabeças. Não é uma obrigação chata, mas sim uma ótima oportunidade de se expressar, de mostrar aos outros qual é a sua opinião sobre determinado tema. Os temas propostos nas provas são geralmente bastante genéricos e permitem várias abordagens. Você pode citar uma frase que tenha relação com o momento que está vivendo e transformá-la em uma redação. O que será avaliado é o texto, e não se a sua ideia está certa ou errada.

[divider]DICA 3[/divider]

Levantar e estruturar as idéias primeiro

pesquisar

Pesquise bastante e reúna ideias que possam ter relevância com temas atuais.

A grande maioria dos vestibulares pedem textos dissertativos, que são comentários sobre uma ideia. Os textos narrativos são aqueles que contam uma história. Você tem de escolher um dos inúmeros enfoques possíveis. Anote as ideias que lhe vêm à cabeça, juntamente com palavras e frases de efeitos (brainstorming), e depois escolha aqueles grupos de palavras e ideias que considera mais relevantes para escrever sobre.

[divider]DICA 4[/divider]

Usar sua bagagem cultural ao máximo

bagagem-cultural

A criatividade é fruto de tudo o que você já viveu até hoje. Aproveite isso a seu favor.

Os seus argumentos devem ser baseados em opiniões, fatos ou histórias que lhe vierem à mente, de acordo com sua bagagem cultural. Em outras palavras, você vai escrever fragmentos de suas memórias, de conversas com amigos e familiares, letras de música, revistas e livros que você já leu. Coloque uma pitada de emoção em seu texto, uma dose de sentimento. Algumas frases fortes de letras de músicas que você conhece podem funcionar muito bem.

Agora é com você. Leia mais e escreva mais, sempre! Esta é a receita ideal para garantir uma redação de primeira. Boa sorte!

Blog do Quero Bolsa