A cidade de São José dos Campos foi a escolhida para ser sede da 11ª edição do TV Morfosis, um fórum internacional de televisão que visa divulgar a opinião e visão de vários especialistas da mídia internacional e de tecnologias de comunicação sobre a atual situação da televisão no mundo. O evento acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Campus Urbanova da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

O TV Morfosis é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara, no México, e é coordenado pela Diretoria de Rádio e Televisão da instituição. Composto por uma série de debates, com paineis televisionados como programas de TV educativa, o TV Morfosis tem a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco, Doutor em Educação pela Universidade de Harvard e acadêmico da Universidade de Guadalajara, reconhecido pesquisador do tema ‘educação e televisão’.

Essa será a segunda edição do evento realizada no país e contará com a presença de 16 especialistas do Brasil, México, Colômbia e Espanha, em 5 paineis com duração de 60 minutos cada um, compostos por 3 ou 4 especialistas e um mediador. Nesta edição, o Fórum discute os ‘Conteúdos Audiovisuais Educativos em um Novo Contexto Tecnológico’.

morfosistv

Todos os paineis acontecem no Auditório do Bloco 5 da Univap e serão transmitidos ao vivo pela TV Univap (NET 8, VIVO TV e internet), bem como serão gravados e disponibilizados para os participantes e para as televisões universitárias associadas à Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) por meio da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU). Em breve, a programação completa estará disponível no site www.univap.br.

Para o presidente da ABTU e diretor da TV Univap, Fernando Moreira, receber novamente o evento no Brasil vem ao encontro da constante busca pelo conhecimento e inovação, na forma de reflexões e discussões, principalmente nesse momento de profundas mudanças relacionadas ao mundo audiovisual. “A cada edição buscamos trazer temáticas que tenham impactos significativos no pensar e fazer audiovisual, que hoje não está mais restrito somente à televisão, mas sim a um universo multitelas”, destaca.

O evento no Brasil é promovido pela Univap, por meio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; da Faculdade de Educação; da TV Univap e pela Universidade de Guadalajara, no México, por meio do Canal 44, criador do evento. A TV Morfosis também conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

Fonte: R3

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.